quarta-feira, 14 de abril de 2010

Entre os outros

Sentia-se cansada demais de estar por ali e aqui, mas a curiosidade era maior, e afinal, eram só cinco e meia da tarde. O sol era alaranjado e acolhedor. Achou melhor sair para dar uma volta e reconhecer o seu novo canto. Estava pela primeira vez longe de todas as referências e achava que se ao menos visse o entorno poderia alcançar um equilíbrio numa imagem construída.
Saiu, não sem seu lenço vermelho a tiracolo, que era marca registrada. Era bom conservar um pouco de si. Ao ver a rua estranha, respirou fundo a sensação de completo anonimato, e foi uma das coisas mais incríveis de viver.
Andava pela avenida desfilando em meio às pessoas ocupadas com suas rotinas. Passavam de um lado e de outro, o celular tocando, o ônibus para chegar, vai dar o horário do banco, daqui a pouco começa a novela... A vida do outro.
Ela não se importava. Não esperava nem perdia nada. Era livre como uma fugitiva, e de alguma forma fugia mesmo de seu dia a dia. Agora estava ali e ali ela era quem quisesse. Podia até ser ela mesma, se quisesse. Quem seria? Não tinha decidido, mas surpreendentemente não era uma forasteira. Era mais um deles, e no balançar do percurso se misturava e se perdia.
Passou por uma esquina e viu uma flor tão sua... com cheiro doce de terra úmida. Se reconheceram, assim como quando viu aquela casinha com quintal de brincar de pegar goiaba. E subir no galho mais alto. A filha gritando para a mãe na sacada. “Depois deixa a chave na caixa de correio!” Que provinciano. Tão longe e tão seu.
Foi resgatada desse viver paralelo por alguém lhe perguntando as horas. Respondeu só pelo gosto de fazer parte e seguiu o rumo que agora sabia que tinha. Voltou para casa abastecida de ser humano. Podia dormir em paz.

2 comentários:

  1. Não sei se imagino certo, mas parece alguém pela rua apenas observando o mundo externo ao seu, mas incapaz de interagir com ele. Não porque não pode, mas porque não quer...

    ResponderExcluir
  2. Pode ser, mas é apenas um primeiro contato...

    ResponderExcluir

Seguidores